Um vilarejo parado no tempo…

É a segunda vez que visito Tai O, um vilarejo de pescadores localizado na ilha de Lantau, em Hong Kong. A primeira vez que estive por lá foi poucos meses após chegar por estas bandas. Nessa época eu ainda andava fascinada com tudo que via por aqui, só queria mesmo saber de admirar as paisagens, sem o compromisso de fotografar nada. Agora, como pensei em deixar registrado aqui no blogue minha impressão sobre esse vilarejo, decidi voltar para um segundo passeio e também para fazer algumas fotos.

Tai O é chamado a “Veneza de Hong Kong”. Não posso opinar muito sobre isso já que não conheço Veneza, mas pelas fotos que vi da cidade italiana não tem absolutamente nada a ver, nada mesmo! Mas, enfim, se os chineses querem que seja a “Veneza de Hong Kong”, que seja, então!
O vilarejo é completamente diferente da Hong Kong frenética que muita gente conhece, o lugar é mais simples, bastante bagunçado e não muito limpo, mesmo assim dá pra passear numa boa e passar um tempo agradável.

a7eae-_dsc0147
Um morador de Tai O

7efba-_dsc0148

36119-_dsc0154
Palafitas em Tai O

1c93e-_dsc0186

No passado, Tai O vivia completamente da pesca. Atualmente, esse estilo de vida mudou um pouquinho, apesar de muitos moradores ainda continuarem a viver disso. Mesmo bem afastado do centro, o vilarejo atrai muitos turistas estrangeiros, pessoas que têm curiosidade de conhecer o outro lado da vida em Hong Kong. Andando nas ruas encontramos muita gente se locomovendo em bicicletas, pessoas vendendo todo tipo de peixes – secos ou frescos -, há peixes pendurados para secar na rua mesmo, pessoas chamando a turistada para entrar em seus restaurantes, crianças brincando livremente, portas e janelas escancaradas, pequenos altares e seus incensos e muita movimentação.

Outra coisa bem legal que se pode fazer em Tai O é um passeio de barco para ver os golfinhos. Eu fiz o passeio mas não vi golfinho nenhum, tempos depois li alguns comentários de outros turistas que também fizeram o passeio e disseram não ter visto nada. Não sei realmente se os tais golfinhos ainda habitam por lá ou se isso é apenas uma estratégia pra arrancar alguns tostões dos gringos. De qualquer maneira, o passeio de lancha é bem divertido e bonito. É também um excelente lugar para ver o pôr do sol.

18f8c-_dsc0239

bb2dd-_dsc0203
O vilarejo parece que parou no tempo, mesmo com o passar dos anos não evoluiu tanto assim. Algumas pessoas continuam vivendo em palafitas e ganhando a vida com a pesca. E ao contrário de Sam Ka Tsuen (que falei aqui), onde não vemos uma quantidade muito grande de turista, Tai O tem sempre excursões e muitos estrangeiros passeando. Fazer um passeio básico por lá vale muito a pena, pois o estilo de vida se aproxima bastante daquilo que nós imaginamos ser a verdadeira China.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s